O PROJETO

O objetivo do programa "Vivência de Arte na UFAL", é criar oportunidades de produção e atuação artístico-cultural para os estudantes vinculados aos diversos cursos de graduação existentes na Universidade Federal de Alagoas. Visa despertar o interesse e estimular a participação dos estudantes em atividades artísticas e culturais, abrindo espaços para que possam revelar seus talentos e potenciais criativos no campo da arte e da cultura. 
"Alô UFAL! Arte é essencial!", foi um dos projetos aprovados por este programa e, por sua vez, este busca a máxima participação da comunidade estudantil nas atividades pretendidas, integrando os vários cursos existentes no campus, sem distinção de sexo ou de cargos acadêmicos. As atividades pretendidas possuem um relevante apelo relacionado à arte e sua vivência como fundamento necessário à formação do estudante em todos os seus âmbitos.
O projeto envolverá as modalidades artísticas da música e das artes visuais, abrangendo oficinas de criação, produção e estímulo ao desenvolvimento do potencial criativo dos participantes.  Tais oficinas ocorrerão a cada quinze dias, havendo uma variação temática a cada mês.
O público pretendido inclui os diversos cursos de graduação que existem na Universidade e os eventos que serão realizados, propõem atividades que englobam as diversas áreas de estudo existentes no campus, buscando a participação do maior número de estudantes da academia, que terão uma opção de conhecimento alternativo, de grande relevância para seu crescimento e formação como um todo.
Buscamos desenvolver o método que baseia-se na criação e produção, ligados à cultura. A utilização de material audiovisual será um dos aspectos para a melhor dinamização do conteúdo compartilhado, tanto de forma teórica, quanto na prática.
Além das oficinas, ocorrerá o desenvolvimento de pinturas, rodas de amostra musical e troca de experiências, que serão os caminhos através dos quais alcançaremos o objetivo principal: Fazer com que os estudantes da UFAL compreendam e acolham a arte como elemento essencial.

Fundadoras do Projeto